SERVIÇO DE OUVIDORIA
Como uma tecnologia criada para a escuta qualificada do paciente na unidade de saúde foram instituídas as ouvidorias. Em sua pesquisa Sousa e Souza(2021), relatam sobre esse trabalho que consiste em acolher e responder as manifestações dos cidadãos e/ou funcionários organizando as informações vindas dessas demandas, para criar subsídios nas tomadas de decisões da gestão e melhor qualificar o SUS, como sistema. Assim, todo o processo de trabalho deve ser planejado para atingir dois objetivos (ou produtos idealizados): as respostas aos cidadãos com qualidade e em tempo hábil e as informações indicativas de melhorias na gestão.
Alcântara, Florêncio e Dall (2021), ao realizar uma pesquisa relatam que as diretrizes e atributos da PNH pesquisados nos serviços de saúde bucal foram acolhimento, clínica ampliada, defesa dos direitos dos usuários e gestão participativa. Conforme o preconizado, perceberam-se várias lacunas. Esta revisão se baseia na reflexão sobre a importância da PNH e mostra que mesmo após 18 anos de seu lançamento em 2003, ainda não se encontra implantada de modo pleno.
Alcântara, Florêncio e Dall (2021) relatam ainda a não percepção dos usuários do SUS, que a saúde seja vista como um direito. Assim ressaltamos a necessidade de uma reflexão sobre a discussão de modificação da estrutura curricular na formação dos novos profissionais, com destaque para uso de tecnologias leves, como promoção da saúde em forma de orientação (escolares, gestantes, idosos),visitas domiciliares, isso na atenção primária e na atenção secundária a escuta qualificada, gestão por classificação de risco, estabelecendo assim protocolos que sigam o princípio da equidade, para a construção de uma saúde bucal mais voltada para o usuário.
Por outro lado em outra pesquisa foi verificado que a ESF, apresenta-se como uma estratégia que possibilita um maior desenvolvimento em atuação de tecnologias leves, pois propõe o desenvolvimento de um trabalho mais próximo à comunidade e à família. Assim na atenção primária o odontólogo, aos poucos, tem buscado fazer maior uso, em sua prática, de tais tecnologias, como o acolhimento e o vínculo, dando, assim, uma maior importância à construção da relação entre profissional e usuário do sistema(PINHEIRO E OLIVEIRA, 2011).
É fundamental para o paciente se sentir acolhido em uma unidade de saúde a escuta qualificada. Segundo Alcantara e Florêncio(2021), para que a escuta qualificada funcione satisfatoriamente para usuários e trabalhadores da saúde, a gestão deve estar sempre de pronta para ouvir críticas e sugestões. Sendo esse um grande desafio diante da desvalorização dos trabalhadores se soma a precarização dos contratos de trabalho, e aos parcos investimentos em processos de educação permanente em saúde e a pouca participação na gestão dos serviços.
A respeito de outra diretriz da PNH, tomando como um conceito ampliado de gestão participativa está intimamente relacionada ao uso de métodos e mecanismos de escuta permanente das opiniões e das manifestações da população, valorizadas em decisões da gestão e nas resoluções de problemas. Os mecanismos participativos de monitoramento e avaliação da gestão, das ações e dos serviços de saúde; e as ações de auditoria que desencadeiam medidas para o aprimoramento da gestão do SUS, de forma eficaz e efetiva, nas três esferas de governo(SOUSA E SOUZA, 2021).