OBJETIVO DO PORTAL
A PNH busca implementar recursos de acompanhamento e avaliação, ressaltando conhecimentos gerados no SUS ou ainda experiências coletivas bem sucedidas. Aperfeiçoar, dirigir, divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão, a partir de orientações clínicas éticas e políticas.
Como integrante de uma equipe de saúde a eSB o trabalho do odontólogo na APS é organizado entre o procedimento(atuação clínica), a escuta e o reconhecimento da importância da cultura do usuário, aspectos esses que favorecem uma abordagem profissional centrada na pessoa(GRAFF E TOASSI, 2018).
Uma outra tecnologia ressaltada é a empatia, esta é bem dinâmica e envolve mecanismos cognitivos, afetivos e comportamentais é reconhecida pelos seus efeitos positivos na promoção do bem estar do paciente (REZENDE; LOPES; GONÇALVES; ZAVANELLI; FAJARDO, 2015).
As tecnologias devem ser vistas como um instrumento fundamental para transformação das práticas em saúde, por estas manterem o foco na doença e com necessidades de aparatos tecnológicos, de equipamentos, saberes especializados visando a cura sem considerar o sujeito(paciente).Ou seja, os protocolos de atendimento e processos terapêuticos são iguais para todas as pessoas que possuíam o mesmo diagnóstico, sem levar em consideração o contexto social em que estão inseridas e sem se verificar os dispositivos relacionais que poderiam mediar todo planejamento e execução dos atos em saúde(PINHEIRO E OLIVEIRA, 2011).